Os deputados da bancada do PDT manifestaram nesta terça-feira (21/10), apoio à emenda protocolada pelas entidades representativas da Emater ao projeto 223/2008, solicitando R$ 16 milhões do orçamento para a assistência técnica e extensão rural. Na proposta orçamentária, a previsão do governo é de R$ 84 milhões para a Emater, insuficiente para garantir o pleno trabalho de extensão e assistência rural. A emenda popular foi protocolada por quatro entidades sindicais e com apoio de 25 mil assinaturas.
O líder da bancada do PDT, deputado Adroaldo Loureiro, manifestou aos quatro dirigentes sindicais o apoio à iniciativa em favor da extensão rural. "Vamos apoiar e votar favorável à emenda na Comissão de Finanças durante a votação das emendas ao orçamento", adiantou o parlamentar, que é membro titular da Comissão, juntamente com o deputado Kalil Sehbe.
Eduardo Juliano Fernandes, da Associação dos Servidores da ASCAR/EMATER, detalhou a iniciativa em favor da extensão, que em 2007 teve 400 servidores demitidos e os escritórios municipais perderam técnicos da área econômica ou social. "Com 49% do PIB gaúcho originário do setor primário, dos quais 27% são oriundos da agricultura familiar, a atividade da extensão rural é estratégica para atender a demanda do aumento da produção de alimentos", detalhou Osvaldo Guadagnin, diretor de SEMAPI, destacando que concurso público está em andamento e exigirá adicional de recursos. Também acompanhou a audiência Gervásio Paulus, da Associação dos Servidores da ASCAR-EMATER/RS, e Paulo Mendes, do SEMAPI.
Participaram da reunião os deputados Adroaldo Loureiro, Giovani Cherini, Gerson Burmann, Rossano Gonçalves, Gilmar Sossella e o coordenador da bancada, Ciro Simoni, além do prefeito de Victor Graeff, Flávio Lammel.
(Por Francis Maia, Agência de Notícias AL-RS, 21/10/2008)