O titular da 1.ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, Evannes Amaro Soares Júnior, determinou a abertura de Inquérito Civil (n.º 217/08) para investigar se a construção do Aeroporto Farol de São Tomé, na região sudeste do município, poderá causar dano ambiental.
Fazem parte do inquérito o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA e Rima), além de relatório elaborado pelos Peritos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate) do Ministério Público. Entre as conclusões dos peritos consta a possível incompatibilidade do empreendimento da Petrobras com as características naturais da área.
O distrito de Farol de São Tomé fica entre Barra do Furado e Cabo de São Tomé, a 45 quilômetros da sede de Campos . Sua praia é famosa porque as águas mudam de cor de acordo com o vento (a maior parte do tempo é da cor da areia). O farol que dá nome ao distrito foi construído em 1882, em comemoração ao 36.º aniversário da Princesa Isabel. No distrito fica a Área de Preservação Ambiental de Lagomar, protegida por lei municipal desde 1993.
(Ascom MP-RJ. 20/10/2008)