Em pesquisa recente divulgada pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dfia/SDA) do Ministério da Agricultura (Mapa), foi constatado que mais de 15% dos fertilizantes comercializados de norte a sul do Brasil apontam um índice de inconformidade.
Os resultados das análises, feitas em mais de três mil amostras, indicaram que em mais de 450 produtos havia irregularidades. Para o deputado Gilberto Capoani (PMDB), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Adubo e Insumos Agrícolas (CPI dos Adubos), estes resultados são assustadores, mas, ao mesmo tempo, são um passo importante para as investigações. “Já estamos a quase cinco meses investigando estas irregularidades. Estas pesquisas do Mapa nos mostram que os níveis de adulteração são muito graves”, afirma o parlamentar.
Os maiores índices de adulteração foram encontrados nos fertilizantes minerais. No caso do fertilizante mineral misto, o mais consumido do país, foram encontradas deficiências em quase 22% das amostras. No fertilizante mineral líquido, este valo sobe para quase 40%.
O deputado peemedebista afirma que a comissão vai continuar investigando este assunto e buscando explicações das empresas. Durante o primeiro semestre de 2008 foram fiscalizadas todas as indústrias registradas no Mapa, além de áreas comerciais. Ao todo foram emitidos 618 autos de infração e o valor total das multas aplicadas passou de R$ 1,28 milhão.
(Por Paulo Bica Filho, Agência de Notícias AL-RS, 20/10/2008)