A redução em 16% no valor final do adubo e insumos, mesmo com a elevação do dólar, já pode ser apontada como um aspecto positivo resultante da CPI instalada na Assembléia para avaliar a razão dos altos custos daqueles produtos. A opinião é do deputado Edson Brum, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Adubo e dos Insumos Agrícolas, acrescentando que a comissão tem como mérito ter trazido para a discussão o custo da produção, o custo da lavoura, resultante dos altos preços dos insumos.
“Antes, só era debatido o preço final dos produtos, sem o exame da causa. Assim, esta queda dos preços desde a instalação da CPI é uma vitória de todos os envolvidos”, frisou Edson Brum, líder partidário do PMDB na Assembléia. Os deputados integrantes da CPI reuniram-se nesta segunda-feira (20/10) para avaliar o pré-relatório com os resultados finais.
Ressaltou que o resultado definitivo dos trabalhos da comissão será apresentado e votado na segunda-feira próxima (27/10) dentro da própria CPI e, depois, em plenário, segundo o que determina o regimento interno da Assembléia. “Além deste aspecto positivo da redução do valor do adubo e insumos, o relatório deverá apresentar outras sugestões”, anunciou Edson Brum. Entre estas, a necessidade de regulação de mercado; a atenção à questão tributária, uma vez que existem impostos absolutamente desnecessários; a ineficácia dos nossos portos; a falta de pesquisa, para que não sejamos tão dependentes da importação daqueles produtos e a decisão de tratar adubos e insumos como itens da segurança alimentar, como faz a China, exemplificou o peemedebista.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 20/10/2008)