Encontro entre o deputado estadual Nelson Härter (PMDB), o prefeito eleito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), e representante da Stora Enso, João Borges, definiu plano para a instalação de fábrica do grupo em Santa Maria. A medida visa criar uma alternativa para a empresa, que está impedida de instalar a fábrica em Alegrete devido à lei que impede empresas estrangeiras de possuírem instalações numa faixa de 150 km de largura paralela à linha terrestre do território nacional.
Härter entende que o processo de desenvolvimento da região Sul do Estado irá ser acelerado com a construção da fábrica. Além das sistemistas que se instalarão nos arredores da indústria, o Arranjo Produtivo de Base Florestal (APB Florestal) prevê o aproveitamento da madeira não utilizada pela Stora Enso por outros setores, como o mobiliário e a indústria de chapas e madeiras aglomeradas. "Fato que irá atrair empresas do ramo para a região", previu Härter.
A construção da fábrica da Stora Enso possibilitará ainda o desenvolvimento tecnológico da metade Sul. Está prevista a criação do Centro Tecnológico Florestal, que irá unir Estado, Universidade e município na pesquisa de solo, sementes e florestas. O programa também possibilitará a capacitação de mão-de-obra especializada.
Os argumentos que sustentam a ida da Stora Enso para Santa Maria estão detalhados no estudo "Potencialidades do RS para o Setor Florestal", do engenheiro florestal Antônio Carlos Bueno de Souza, assessor do deputado Nelson Härter.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 20/10/2008)