Os australianos estão sendo desafiados a poupar pelo menos um milhão de baldes de água até o final do ano. A campanha, lançada ontem (20/10) pela organização Smart Approved WaterMark em parceria com o governo federal como parte da semana nacional da água, visa fazer os cidadãos repensarem o uso deste precioso líquido.
A Seca é hoje, sem dúvida nenhuma, o maior e mais complicado problema de todos enfrentados pelo País. Além de ser uma das nações mais secas no mundo, a Austrália tem a maior parte de seu solo composta por desertos. Tirando fora uma determinada faixa de litoral, e algumas áreas verdes isoladas, tudo mais é um grande deserto.
De acordo com a Associação de Água do país, o uso doméstico figura hoje em segundo lugar, atrás apenas da agricultura, sendo uma média de 280 mil litros a cada ano. Ações simples, como instalação de tanques que captem a água da chuva ou até mesmo o uso de baldes que controlem o uso de água na lavagem de carros e calçadas estão sendo incentivas, segundo Julian Gray, da Smart Approved WaterMark.
"Pequenas alterações às rotinas diárias podem fazer uma diferença significativa. A água que bebemos é demasiado boa para ser desperdiçada. Vamos ver se juntos conseguimos salvar um milhão de baldes de água", avalia.
Na semana passada, autoridades de Queensland anunciaram restrições ao consumo de água em algumas cidades do Estado. Os moradores de Gold Coast, por exemplo, estarão limitados ao uso de 170 litros por dia apartir de 27 de outubro, após a principal represa que abaste a cidade atingir 95% de sua capacida