O presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (DEM), destacou a importância de se ampliar as discussões sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (Projeto de lei 273/08) e garantiu que os parlamentares atuarão no sentido de incorporar as sugestões apresentadas, por prefeitos e lideranças municipais, ao projeto de lei de âmbito estadual.
“Vamos exaurir qualquer dúvida e levar adiante tudo que for apresentado nos seminários, bem como as audiências públicas que concluem esses ciclos de discussões”, destacou Sérgio Ricardo, lembrando que agregando as propostas, os deputados estaduais esperam votar o projeto contemplando o maior número de reivindicações e segmentos possíveis.
As discussões sobre o Projeto de Lei 273/008, que institui o Zoneamento Socioeconômico Ecológico em Mato Grosso, foram centralizadas no município de Diamantino, durante o último final de semana.
Assim como em outros pólos, a audiência pública realizada no sábado foi precedida por um ciclo de palestras que compuseram o seminário técnico, conduzido pela Comissão Técnica da AL que atua especialmente para tratar sobre o assunto. Pelo menos 700 pessoas acompanharam o discorrer das discussões e levaram consigo a certeza de que as reivindicações apresentadas serão devidamente formalizadas a fim de serem incorporadas a matéria.
Os deputados José Riva (PP), Wagner Ramos (PR), Dilceu Dal Bosco (DEM)- que preside a Comissão de Meio Ambiente da AL-, Otaviano Pivetta (PDT),Alexandre Cesar (PT), além do presidente da Casa, participaram da condução dos trabalhos.
Os prefeitos de Diamantino, São José do Rio Claro, Nortelândia, Nova Maringá, Alto Paraguai e Arenápolis, e representantes das respectivas comunidades arredores, também compareceram ao evento- componentes da IX Região de debates.
“Depois de 18 anos, a Assembléia Legislativa retomou as discussões da proposta de zoneamento. Essa é a quarta audiência que a gente realiza e vamos realizar quantas mais forem precisas para que a sociedade esteja tranqüila quanto ao teor do projeto”, frisou Sérgio Ricardo.
(Por Fernanda Borges, Secretaria de Comunicação AL-MT, 18/10/2008)