Entidade de ruralistas anuncia medidas após incidentes em oito fazendas no fim de semanaA União Democrática Ruralista (UDR) vai apoiar os fazendeiros do Pontal do Paranapanema na contratação de empresas de segurança para evitar novas invasões. No sábado, grupos ligados a José Rainha Júnior, dissidente do Movimento dos Sem-Terra (MST), invadiram oito fazendas na região. Os proprietários devem entrar com pedidos de reintegração de posse a partir de hoje.
Segundo o presidente da UDR, Luiz Antonio Nabhan, a Secretaria de Justiça do Estado marcou uma reunião com líderes dos sem-terra para esta semana e causou revolta entre os produtores. ''Nossos associados não aceitam que o governo receba esses foras-da-lei."
A UDR colocará à disposição dos associados empresas de segurança cadastradas. ''Tivemos mais de 100 invasões nos últimos anos e nenhum proprietário foi indenizado.'' A UDR vai se mobilizar para que o governo paulista não assente em terras que foram alvo de invasão. Para ele, a invasão virou instrumento de pressão: "Os sem-terra invadem e o governo vai negociar a terra com o dono.'' A Secretaria da Justiça informou que a reunião foi agendada antes das invasões e foi pedida pelo bispo da região, d. Benedito Gonçalves. Segundo a pasta, os ruralistas também são recebidos quando pedem audiência.
(Por José Maria Tomazela,
O Estado de S. Paulo, 20/10/2008)