A Alemanha possui um total de 14 parques nacionais. Todos destinados à proteção do meio ambiente, mas abertos ao visitante consciente. Os parques nacionais alemães estão localizados em áreas com grande número de espécies animais ou vegetais ou em regiões onde a paisagem natural é considerada especial. Em todos eles, há centros de informação, placas indicativas de caminhos e trilhas e boa infra-estrutura para o visitante.
Lagos
Ao leste de Müritz, um grande lago da região plana no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, está localizado um dos mais interessantes parques naturais alemães – uma área com nada menos que 130 lagos, florestas de faias centenárias e regiões pantanosas. Aqui ainda vivem espécies raras, ameaçadas de extinção, como a águia-marinha, a águia-pesqueira e o grou.
A sudeste de Dresden, o Parque Nacional da Suíça Saxônica (Sächsiche Schweiz) engloba uma região de 36 mil hectares de relevo montanhoso de arenito. Recomendável aqui é uma volta romântica num dos barcos de roda pelo rio Elba ou de trem até as cachoeiras de Lichtenhain.
Florestas
Também o Parque Nacional do Harz vale uma visita. Localizado numa região apreciada para fazer caminhadas ou praticar o esqui, o parque abriga, desde 1990, o monte Brocken e a região central das montanhas do Harz.
Na Baviera, foi criado em 1970 o primeiro parque nacional alemão, ampliado em 1997 para uma área de 243 metros quadrados. Junto do parque nacional vizinho Sumava (na Floresta da Boêmia), o Parque Nacional da Floresta Bávara faz parte da maior região de florestas da Europa Central.
O clima não muito ameno, de longos invernos com muita neve, faz com que na região viva uma fauna especial, também em função das enormes diferenças de altitude, com variações de 600 a 1453 metros.
Ilhas
Quem quer conhecer oWattenmeer (Mar de Baixio) tem que enfrentar a cruel dúvida de escolher entre três parques nacionais distintos, que incluem respectivamente os mares de baixio dos estados da Baixa Saxônia, de Hamburgo e de Schleswig-Holstein. No Wattenmeer da Baixa Saxônia, o visitante se vê diante de um espetáculo natural impressionante.
Diretamente na foz do rio Elba, nas proximidades de Cuxhaven, há três pequenas ilhas que formam o Parque Nacional do Baixio Hamburguês (Hamburgisches Wattenmeer), formado pelas ilhas Neuwerk (habitada por somente 40 pessoas), Scharhörn, conhecida por suas dunas, e Nigehörn.
Já as ilhas do baixio no estado de Schleswig-Holstein formam o maior parque natural da Europa Central, compondo em parte a região de baixios que vai da costa holandesa no Mar do Norte até a Dinamarca. Aproximadamente 3200 espécies animais povoam o Wattenmeer.
(Deutsche welle, 19/10/2008)