Uma casa ecológica, que funciona com energia solar e eólica foi um dos destaques da Mostra de Ciências, Matemática e Tecnologias do Colégio Metodista Americano, na Capital.
O evento, que integrou esta semana de comemoração do aniversário da instituição, reuniu cerca de 150 projetos desenvolvidos por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além de projetos escolares de iniciação científica. A casa, com cerca de 1m de altura e 70cm de largura, será exposta na próxima semana, no 3º Salão Ufrgs Jovem.
O projeto inclui um aquecedor solar feito com materiais recicláveis, como caixas tetra pack e garrafas pet. O aparelho, em fase de acabamento, aproveita a energia solar no aquecimento de água, o que representaria, em uma residência, a economia de 30% na conta de luz.
O coordenador da Iniciação Científica da Escola, José Ramiro Maciel, ressalta que a materialização da maquete do aquecedor está em fase final. Os trabalhos de Iniciação Científica envolvem os estudantes do Ensino Médio, mas desde as séries iniciais são desenvolvidos trabalhos. 'É hora de investir em uma política de Ensino da ciência.
As escolas têm um papel importante nesse sentido. Mas as avaliações existentes enfocam apenas Português e Matemática', afirmou Maciel. Ele destacou que as atividades conquistam o interesse dos alunos e despertam questionamentos.
Os trabalhos exibidos na mostra incluíram espaço que simula um planetário, onde os visitantes ouviram explicações sobre o sistema solar e os planetas. O evento, aberto à comunidade, integra a programação alusiva aos 123 anos do Americano.
(Correio do Povo, 19/10/2008)