Selos já foram recolocados, segundo o Departamento de Estado. Coréia do Norte saiu da 'lista negra' americana dos apoiadores do terror.
A Coréia do Norte cumpriu sua promessa e começou a desmantelar o reator nuclear da usina de Yonhbyon, informou nesta sexta-feira (17) o Departamento de Estado dos EUA.
Segundo o porta-voz Sean McCormack, os selos que impediam o funcionamento do reator foram recolocados pelos norte-coreanos.
A Coréia do Norte havia prometido na terça retomar o desmantelamento de seu reator nuclear, sob monitoramento na ONU, informou a Agência Internacional de Energia Atômica.
Um dia antes, relatório da agência havia confirmado que o governo norte-coreano liberou o acesso às instalações de enriquecimento de urânio de Yongbyon aos monitores internacionais, conforme o país tinha anunciado anteriormente.
A Coréia do Norte havia barrado os inspetores na quarta-feira da semana passada, em retaliação pela demora dos EUA em retirar o regime comunista da sua lista de países que patrocinam o terrorismo.
Washington dizia que só retiraria Pyongyang da lista quando houvesse um mecanismo para comprovar as atividades nucleares declaradas pelo regime. No sábado, os EUA disseram que tal mecanismo havia sido aprovado e que a Coréia do Norte deixara a "lista negra" . No domingo, Pyongyang anunciou a retomada das atividades de desarmamento nuclear e a intenção de permitir a volta dos inspetores.
(G1*, 17/10/08)
*Com agências internacionais