Começou nesta quinta-feira (16/10) o seminário sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso, em Diamantino. O evento é promovido pela Assembléia Legislativa do Estado (AL-MT).
Representantes de diversas entidades participam do evento, que será encerrado no sábado com a realização de audiência pública e participação dos deputados estaduais. Autoridades dos municípios que integram a região do Médio Norte mato-grossense como Nortelândia, Nova Marilândia, Alto Paraguai e Arenápolis marcam presenças no seminário.
O ZSEE compreende um instrumento técnico-político de grande importância para o planejamento estratégico, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de unidades territoriais, tendo como base um diagnóstico integrado dessas unidades, contendo informações suficientes para definir diretrizes adequadas de uso e ocupação. Tanto que a Assembléia Legislativa, em conjunto com o Governo do Estado, optou pela discussão ampliada do projeto em 14 cidades pólos, para que a iniciativa seja amplamente discutida antes da sua aprovação.
“É uma forma de oportunizar a participação popular, para sugerir adequações à proposta de acordo com a realidade de cada região”, afirmou o deputado José Riva (PP), ao destacar que depois de Diamantino, as discussões seguem para Tangará da Serra. Na manhã desta quinta-feira (16/10), a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira (Chico Mendes); presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Pentecostes; o suplente de deputado e prefeito eleito, Erival Capistrano; o vice-prefeito de Nortelândia, Antonio Meira; o vice-prefeito e o prefeito eleitos de Nova Marilândia, Ademar Soave e Juvenal Alexandre da Silva, respectivamente; o prefeito de Alto Paraguai, Umbelino Alves Campos; de Nova Maringá, Gilmar Pereira Fagundes; prefeito de São José do Rio Claro, Maçal Paulo Watanabe; o vereador Laércio Balbino e Bruno Siqueira, representando o Ministério do Meio Ambiente.
Também participam do debate: Mário Guardado Rodrigues (presidente do Sindicato Rural de Diamantino), Odete Gonçalves (presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente), os vereadores de Nova Marilândia: Manoel Fernandes e Rogério; Maria Tereza Paro (ONG Instituto Centro de Vida – que representa famílias assentadas), Veracy Santos Ramos (presidente da Associação de Produtores de Nortelândia), José Benedito Cândido de Souza (superintendente de Desenvolvimento Regional – MT Regional), Mariléia Tauia (Instituto Maizru), Antonio Martins Teixeira (presidente da Associação da Indústria de Diamantino), Amado Oliveira (Famato), José Araújo Lacerda (Diocese de Diamantino), entre outros participantes.
(Por Itimara Figueiredo, Secretaria de Comunicação AL-MT, 16/10/2008)