O condomínio Ocean From, na Barra da Tijuca, foi o alvo da blitz ecológica realizada, na tarde de quarta-feira, para identificar hotéis e condomínios que estão despejando esgoto sem tratamento no Canal do Marapendi.
Coordenada pela DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), a ação teve apoio de agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), técnicos da Feema, da Serla e da Cedae e peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli).
Ao chegarem ao local, os policiais despejaram um tipo de corante nas redes coletoras do condomínio. A substância identificou que o esgoto, lançado nas águas do canal, não recebe qualquer tipo de tratamento. Segundo a polícia, o condomínio possui Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para entrar em operação basta ligar a ETE à rede coletora, já disponibilizada pela Cedae.
Segundo o coordenador da CICCA, Rodrigo Sanglard, as operações tiveram início no mês passado e serão realizadas por tempo indeterminado.
"Todos os empreendimentos que estiverem em situação irregular terão de se regularizar ou serão punidos conforme a legislação ambiental", disse Sanglard.
(
O Dia Online, 16/10/2008)