A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai instalar uma subcomissão especial para analisar a redução do custo dos insumos nas atividades agropecuárias. O requerimento para a criação da subcomissão foi aprovado na quarta-feira (15/10).
Para o deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), um dos autores do pedido, argumenta que é preciso discutir medidas para evitar prejuízos para os produtores brasileiros, em razão do aumento dos preços de alimentos e de commodities minerais e agrícolas nos dois últimos anos.
O deputado enfatiza que a Subcomissão acompanhará, principalmente, as variações no mercado de fertilizantes. "Essa situação é extremamente perigosa para o agronegócio brasileiro. Aproximadamente 74% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados. No último ano, os preços subiram entre 100% a 200%", destaca Vilela.
Ações do governo
Em 2007 e no primeiro semestre deste ano, a comissão realizou audiências públicas para cobrar soluções do governo federal com relação ao setor de insumos e fertilizantes. Segundo Leonardo Vilela, o governo já tomou algumas iniciativas que não foram suficientes, no entanto. O parlamentar acredita que o trabalho da subcomissão vai pressioanr o governo a adotar ações para conter os aumentos.
O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), que também pediu a criação da Subcomissão, criticou a dependência do Brasil de fertilizantes importados. "A situação é muito perigosa, pois se algum país fornecedor suspender as exportações, quem sofrerá o prejuízo será o produtor rural".
A previsão é que a subcomissão seja instalada no próximo dia 29.
(Agência Câmara, 16/10/2008)