O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) alertou o Plenário para a "enorme depredação" pela qual passa a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A Ilha do Arvoredo está localizada ao norte da ilha de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A reserva foi criada em maio de 2004.
De acordo com o senador, jornais televisivos noticiaram recentemente pesca predatória na região - onde existem também outras pequenas ilhas. Ele disse que esse "santuário de preservação" está correndo o risco de perder certas espécies de peixes e de corais, alguns já em extinção.
Na opinião de Casildo Maldaner, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não tem condições de, sozinho, fiscalizar a reserva biológica, pois apenas três fiscais do órgão estão destacados para a região. Para o senador, o governo deveria descentralizar a fiscalização ambiental em todo o país, firmando convênios com estados e municípios.
- É um santuário ameaçado. A área da Reserva Biológica do Arvoredo é constantemente violada pelos barcos de pesca. Apenas a pesquisa científica é permitida na reserva. Mas a proximidade dela com o litoral e o pequeno número de fiscais - apenas três - facilitam a ação depredadora de alguns inescrupulosos - afirmou.
O senador informou que a Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar a pesca ilegal naquela unidade de conservação da vida marinha.
Segundo Casildo Maldaner, a reserva abriga sítios de reprodução de várias espécies de peixes. Ele informou que a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é composta pelas ilhas costeiras do Arvoredo, Deserta, Galé e pelo rochedo Calhau de São Pedro, a norte de Florianópolis. E vários municípios da região têm suas economias baseadas na pesca e no turismo.
- A pesca ilegal põe em risco corais, tartarugas, baleias, golfinhos, grande variedade de peixes, crustáceos, moluscos e diversas aves. Preservar a Reserva do Arvoredo equivale a proteger o equilíbrio natural e a possibilitar o repovoamento dos peixes que alimentam toda aquela região e sua indústria pesqueira - disse Casildo Maldaner.
(Agência Senado, 16/10/2008)