O senador Jefferson Praia (PDT-AM) pediu, em pronunciamento nesta quinta-feira (16/10), ações coordenadas e imediatas para melhorar a vida das 25 milhões de pessoas que vivem na Amazônia. Ele disse que há unanimidade na defesa do desenvolvimento da Amazônia com preservação e conservação ambiental, mas lembrou que "um pai de família, vendo o filho com fome, jamais vai respeitar a floresta em pé".
O parlamentar disse que "o governo federal se perde" em ações descoordenadas de vários ministérios. Jefferson Praia defendeu a realização de audiências públicas freqüentes em todas as cidades da região, no intuito de estabelecer "uma agenda de políticas públicas adequadas" para o desenvolvimento econômico e social dos municípios amazônicos.
- O ministro Mangabeira [Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos] tem ouvido o povo, o ministro [Carlos] Minc [do Meio Ambiente] também, mas temos de unificar isso - afirmou o parlamentar, para quem, em caso contrário, se verá o aumento do desemprego, da prostituição e do tráfico de drogas na região.
(Agência Senado, Agência Senado, 16/10/2008)