Em pronunciamento realizado na Câmara dos Deputados no último dia 14, o deputado Edinho Bez salientou o fato de a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) ser a quarta instituição de ensino brasileira e a primeira em Santa Catarina a receber o certificado ISO 14001. Veja o prinunciamento na íntegra:
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
A Satc – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina foi recomendada para receber a certificação da NBR ISO 14001, tornando-se a primeira instituição de ensino em Santa Catarina a ser certificada e a quarta no país, segundo o INMETRO. Para ser certificada, a Satc implantou um Sistema de Gestão Ambiental e passou a ter uma atuação mais pró-ativa em relação ao meio ambiente. A instituição adotou uma política ambiental e criou ações para controle e gestão dos impactos ambientais, como implantação do Sistema de Tratamento de Efluentes, programa de coleta seletiva e programa de conservação de energia.
Todos os impactos ambientais resultantes das atividades, produtos ou serviços serão tratados de maneira adequada e estas ações atingiram toda a comunidade escolar, abrangendo mais de seis mil pessoas.
Além disso, como a Satc reduz sua geração de resíduos, reduz também o consumo de recursos naturais. Diminui os gastos da prefeitura com o aterro sanitário e aumenta a vida útil do mesmo, reduz o consumo de água e energia, contribuindo assim para a melhoria da qualidade ambiental na cidade. Com seu programa de coleta seletiva, a instituição diminuiu a geração de 300 para 60 quilos de lixo por dia, recolhidos pelo serviço público de coleta e destinação.
Em um ano, a instituição deixou de gerar aproximadamente 80 toneladas de lixo, que eram colocadas em aterros sanitários. Em contrapartida, foram mais de 23 toneladas de resíduos para reciclagem, que não degradam o meio ambiente.
Cumprimentos à SATC, na pessoa do diretor administrativo financeiro, Fernando Zancan, e do diretor-presidente Dr. Ruy Hülse, pela certificação conquistada, o que a credencia como instituição de credibilidade ambiental, com possibilidade de acesso a recursos, seguros e financiamentos. Quem ganha com isso também é a sociedade catarinense.
Era o que tinha a dizer.
Edinho Bez
Deputado Federal
(Enviada por e-mail pela Assessoria de Comunicação da SATC, 16/10/2008)