Uma iniciativa de empresas e ONGs representando os setores econômico, social e ambiental pretende criar critérios para a verificação e certificação da atividade agropecuária. Trata-se da Iniciativa Brasileira para a Criação de um Sistema de Verificação da Atividade Agropecuária, apresentada pelo diretor-adjunto da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira Mario Menezes no seminário Conexões Sustentáveis: São Paulo - Amazônia, ontem (15) na capital paulista.
"Não é uma experiência já concluída e bem sucedida, é um processo", explica Menezes. O diretor da Amigos da Terra explicou que o objetivo do projeto é estimular mudanças na atividade agropecuária brasileira, conservando o capital natural e abrigando todos os selo já existentes ou que vão existir como um "guarda-chuva". "A idéia é trazer para a Iniciativa os sistemas que já funcionam, e não criar selos concorrentes", explica.
Menezes levanta a importância do Brasil no mercado de produtos da agropecuária, e o peso da atividade agropecuária na região amazônica. "Nem 1% do PIB [Produto Interno Bruto] regional da Amazônia vem da biodiversidade. Em compensação, 30% do PIB é resultado de desmatamento para a atividade agropecuária", analisa.
A iniciativa propõe cinco princípios e quinze critérios para a agropecuária, e a unidade de verificação e certificação será o empreendimento ou imóvel rural. Os princípios são o ambiental e social, as condições de trabalho, a comunidade local, o manejo integrado dos cultivos e a gestão fundiária. Segundo Menezes, o próximo passo do projeto serão duas consultas públicas com os setores envolvidos, que darão andamento ao processo.
(
Amazonia.org.br, 16/10/2008)