O fotógrafo Ricardo Stricher inspirou-se no Parque Farroupilha para a sua 12ª exposição fotográfica, "Redenção", que será inaugurada na sexta-feira, 17, às 15h, na Galeria Mario Quintana, no corredor de acesso à plataforma da Estação Mercado.
Com mais de oito mil árvores, várias espécies de pássaros e diversos monumentos, a Redenção, na foto, completou 73 anos dia 19 de setembro.
O mais importante parque de Porto Alegre recebe quatro milhões de visitantes por ano. E com tanto desmatamento e problemas ambientais acontecendo no mundo, Stricher procura "congelar o belo de hoje" e apresentá-lo ao público.
São pessoas, crianças, animais, monumentos, flores e sombras. É uma contribuição que prova que "todos podem conviver em paz e em desenvolvimento pleno", diz o fotógrafo, que se considera "um eterno aprendiz", mantendo-se "sempre atento, na busca incansável pelo melhor ângulo, para deliciar o olhar do espectador".
Ricardo Stricher tem 52 anos e seu nome associado a inúmeros trabalhos em fotografia, cinema, teatro e música.
É fotógrafo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre há 32 anos e já trabalhou na Câmara Municipal de Porto Alegre, no Palácio Piratini e no Jornal Zero Hora.
Como freelancer, atuou em diferentes jornais e revistas locais e nacionais, tendo sido, também, fotógrafo do Fórum Social Mundial 2005.
(Divulgação/Trensurb, Ecoagencia, 15/10/2008)