Cerca de 40 manifestantes protestaram contra o projeto da usina hidrelétrica Pai Querê, no Rio Pelotas, nesta quarta-feira (15). A mobilização aconteceu em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em Porto Alegre, Capital gaúcha. Eles reivindicam a revisão do estudo de impacto ambiental do empreendimento.
Felipe Amaral, do Instituto Biofilia, afirma que o estudo de impacto ambiental da hidrelétrica foi realizado por uma empresa que excluiu aspectos importantes, como a existência de espécies endêmicas.
“Os estudos feitos foram insuficientes, pode-se dizer quase fraudulentos, porque não contempla uma grande parte de dados que são importantes, principalmente no que tange a diversidade de espécies de peixes endêmicos, que só acontece naquela região”, diz.
Durante o protesto, uma comissão foi recebida pelo superintendente regional do Ibama, Fernando da Costa Marques. Ele recebeu um documento que explica o porque dos ambientalistas afirmarem que a obra é inviável. Além do rio Pelotas ter espécies de peixes que não existem em outros lugares, o empreendimento vai derrubar 3 milhões de árvores e alagar uma área de quase 4 mil hectares.
Amaral aponta que a mobilização também é um alerta para que não aconteça o mesmo que ocorreu com a usina hidrelétrica Barra Grande. O empreendimento obteve as licenças do Ibama, sem ter entregue estudo de impacto ambiental completo. Além disso, a empresa que fez os estudos de Barra Grande é a mesma que trabalhou no projeto Pai Querê.
“O que acontece, mais uma vez, como aconteceu em Barra Grande, a empresa que faz o estudo de impacto ambiental tem interesse direto que o empreendimento saia. Então, é uma sobreposição de interesses, por esse motivo que os estudos são sempre fracos e não contemplam a biodiversidade do local”, diz.
Nesta quarta-feira, Paulo Brack, do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá), também entregou documento sobre Pai Querê feito por técnicos gaúchos ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em Brasília.
(Por Paula Cassandra, Agência Chasque, 15/10/2008)