Foi assinado ontem (15) durante o seminário Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia, um termo de compromisso entre os dois candidatos à prefeitura de São Paulo, Gliberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT), que prevê ações para a diminuição do consumo de produtos oriundos de áreas ilegais da Amazônia na maior cidade do país.
Apesar do não comparecimento dos candidatos, o termo foi assinado pelos representantes Eduardo Jorge, secretário municipal do meio ambiente em nome do prefeito Gilberto Kassab e o deputado Adriano Diogo representando a candidata Marta Suplicy.
Entre outras questões, o termo compromete o futuro prefeito do município a institucionalizar medidas como o consumo de produtos oriundos da Amazônia que não tenham procedência de áreas de embargo e trabalho escravo para a prefeitura e autarquias e a fiscalização das escalas produtivas de todas as empresas concorrentes à licitações públicas.
Durante a cerimônia Eduardo Jorge lembrou a responsabilidade do governo federal para com a Amazônia. “Nós sabemos que é realmente uma tarefa do governo federal a preservação destas áreas, mas as regiões do centro sul não podem fazer de conta que é só de Lula esta responsabilidade e que nós não temos nada a ver. Nós temos a ver sim”, disse em discurso.
Já o deputado Adriano Diogo, representante de Marta Suplicy discursou contra a internacionalização da Amazônia. “O maior dano não acontece aqui em nossas ruas, mas na floresta, aonde seqüestram nossa alma e nossa cultura”, afirmou Diogo.
(Amazonia.org.br, 16/10/2008)