A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam expediu nesta quarta-feira (15) a Licença de Operação (LO) para a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, do Complexo Energético Rio das Antas, pertencente à Companhia Hidrelétrica Rio das Antas – Ceran.
A Usina Hidrelétrica 14 de Julho tem potência de 100 MW, situada em uma área de 500 ha, a 200 km da foz do rio das Antas, em Bento Gonçalves, divisa com Cotiporã. O lago da usina está em fase de enchimento.
Junto com as UHEs de Monte Claro, entre Nova Roma do Sul e Veranópolis, que começou a operar em 29 de dezembro de 2004 e Castro Alves, entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado, que iniciou a operação no início de 2008, a 14 de Julho forma o Complexo Energético Rio das Antas, localizado na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Veranópolis. As UHEs de Monta Claro e Castro Alves têm potência de 130 MW cada uma.
A inteligação das usinas do Complexo Energético Rio das Antas ao Sistema Elétrico Interligado Nacional será através de uma Subestação Interligadora em 230 Kv, que seccionará duas linhas de transmissão da Eletrosul. A conexão das usinas à Subestação é feita através de três linhas de transmissão, uma para cada usina.
(Sema, 16/10/2008)