Eles serão soltos em alto-mar, a mais de 60 km da costa de SantosDurante três meses, os 35 pingüins receberam tratamento especial.
Os 35 pingüins que estavam em reabilitação no litoral de São Paulo serão devolvidos ao oceano nesta terça-feira (14). Pouco antes do início da tarde, eles já estavam a bordo de um barco da Marinha para serem soltos em alto-mar, a mais de 60 km da costa de Santos, a 72 km de São Paulo.
Durante três meses, os 35 pingüins receberam tratamento especial nos aquários de Santos e do Guarujá. Eles foram encontrados em várias praias do litoral paulista durante o inverno. Cada animal recebeu um anel de identificação. É uma forma de monitorar o deslocamento dos animais.
Com a supervisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os biólogos colocaram as aves em caixas. Do aquário municipal de Santos, a equipe seguiu para o porto, onde uma embarcação da Marinha já aguardava para levar os animais de volta pra casa.
Os pingüins vão ser levados para o alto-mar, onde eles já possam pegar as correntes marinhas que seguem em direção ao Pólo Sul.
(Informações do SPTV,
G1, 14/10/2008)