A pauta da audiência pública da Comissão Especial dos Aeroportos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais traz, nesta quarta-feira (15/10), dois temas. O primeiro deles é um arremate na exposição dos projetos do Governo para incremento da aviação no Estado, que já foi objeto de estudos da Comissão há duas semanas. Um porta-voz do Governo deverá expor o programa estadual de melhorias dos aeroportos regionais para incrementar o turismo e reforçar o aeroporto Tancredo Neves.
O segundo tema é a questão da acessibilidade do Aeroporto da Pampulha, com os reflexos ambientais. Representantes do poder público municipal, entre eles autoridades do Meio Ambiente e da BHTrans falarão sobre os problemas que se agravariam com a transferência de alguns vôos de grandes jatos comerciais de volta à Pampulha. Essa transferência - que inúmeras lideranças e especialistas consultados até hoje consideram um retrocesso - é pleiteada pelas companhias aéreas Gol, Tam e pela futura empresa que está sendo formada no Brasil, que será a Azul.
A Comissão dos Aeroportos é presidida pelo deputado Fábio Avelar (PSC), vice-presidida por Gustavo Valadares (DEM), e tem como relator o deputado Gil Pereira (PP). Os demais membros efetivos são os deputados Bráulio Braz (PTB) e Célio Moreira (PSDB).
Convidados
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade; a secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond; a secretária Adjunta Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Flávia Mourão Parreira do Amaral; o presidente Nacional do Sindicato dos Aeroportuários, Francisco Luiz Xavier de Lemos; o presidente da BHTrans, Ricardo Mendanha Ladeira; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais, José Eugênio de Aguiar; o presidente da Associação Pró-Civitas, Juliana Renault Vaz; o presidente da Associação dos Moradores da Região do Jaraguá, Maria de Fátima Bosco Neri; o presidente da Associação Amigos da Pampulha, Flávio Marcus Ribeiro de Campos; e o presidente da Associação Comunitária dos Bairros Aeroporto, Jaraguá e Adjacências, Edílson de Almeida Júpiter.
(AL-MG, 14/10/2008)