Ao discursar nesta terça-feira (14/10), o senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), classificando-o como "importante e fundamental".
- O Inpe já vem atuando em nosso país há mais de 40 anos, em áreas estratégicas fundamentais, como ciências espaciais, engenharia espacial, observação da Terra, previsão de tempo e clima, e ainda, no ensino, documentação e programas especiais - disse o senador.
Criado em 1961, continuou o senador, o Inpe desenvolve quatro grandes programas: Programa Nacional de Atividades Espaciais; Programa Ciência, Natureza e Sociedade; Programa de Promoção da Pesquisa e do Desenvolvimento Tecnológico e Programa de Prevenção e Combate a Desmatamentos, Queimadas e Incêndios Florestais.
Flávio Arns destacou ainda a observação da Terra por meio de satélites, a previsão do tempo, os estudos climáticos, as pesquisas em fusão termonuclear controlada e a prevenção de queimadas e incêndios dentre as atividades desenvolvidas pelo INPE.
Por intermédio do Inpe, lembrou o senador, o Brasil tem parceria com a China desde 1999, no Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Nesse programa, informou Flávio Arns, já foram lançados três satélites (em 1999, 2003 e 2007) e até 2011 mais dois satélites deverão ser colocados em órbita.
(Agência Senado, 14/10/2008)