A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comemorou o aumento, nos últimos anos, do número de estudos de prospecção de reservas de gás e petróleo no Brasil. Ela disse que pesquisas desse tipo estão em andamento ou planejadas nos estados da Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás, Alagoas e Minas Gerais.
Serys ressaltou que emenda de sua autoria à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2009 amplia o campo de pesquisa nessa área de 288 mil quilômetros quadrados para 488 mil quilômetros quadrados no país.
No Mato Grosso, informou Serys, os estudos se concentram na Bacia dos Parecis, uma área de cerca de 350 mil quilômetros quadrados, e a exploração já foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
- É um avanço para o Brasil, uma vez que as explorações vão gerar milhares de empregos em várias regiões do país - opinou.
A senadora lembrou que a ANP abrirá em breve uma rodada de licitações para exploração de áreas com reservas de petróleo e gás, inclusive parte da Bacia dos Parecis.
- A ANP tem objetivos de desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país. Todas estas áreas oferecidas para exploração são previamente analisadas quanto à sensibilidade ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelos órgãos ambientais estaduais competentes - afirmou.
(Agência Senado, 15/10/2008)