A sugestão apresentada no relatório final da Comissão Especial sobre a Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Gravataí e Sinos, cujo relator foi o deputado Daniel Bordignon (PT), foi concretizada na tarde desta terça-feira (14/10). Em evento realizado em Gravataí, foi assinado termo que estabelece cooperação mútua entre a Rede Ambiental do Rio Gravataí e o Comitê do Rio Gravataí na articulação administrativa, no planejamento e no desenvolvimento de atividades relacionadas aos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Bordignon, autor da proposta, acredita que a utilização das bacias como território de gestão de forma integrada contribuirá para a construção de uma agenda positiva na solução problemas ambientais. "Questões relacionadas às bacias hidrográficas são tão importantes que o MP abriu inquérito civil público contra o Estado, pela não realização do Plano de Bacia do Gravataí", comenta.
Entre as tarefas estão manter, permanentemente, intercâmbio de informações e de atos oficiais, visando a perfeita integração das ações; incentivar campanhas de educação ambiental, como forma de proteger o meio ambiente, em especial na região que compreende a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí; e estimular a produção de documentos, manuais técnicos e operacionais para suporte das ações de educação, e a realização de eventos.
A adoção de medidas de racionalização para possibilitar o uso compartilhado dos meios efetivamente disponíveis pelos cooperantes; e a busca pela integração das diversas instituições de ensino e pesquisa com atuação na Bacia Hidrográfica para o aprofundamento do conhecimento técnico-científico também compõem o plano de ações.
(Por Marcela Santos, Agência de Notícias AL-RS, 14/10/2008)