A preocupação com questões ambientais, como o tratamento de resíduos sólidos e de efluentes, levou um grupo de 23 micro e pequenas empresas do setor de reparação veicular de Guaporé, município distante 199 quilômetros de Porto Alegre, a participar de capacitações focadas na preservação do meio ambiente com o objetivo de obter a licença ambiental junto ao Poder Público Municipal. Na próxima terça-feira, 7 de outubro, as empresas se reunirão para protocolar o pedido junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaporé para a obtenção da licença ambiental. O encontro ocorre às 11h na Casa da Cultura do município, Av. Sílvio Sanson, nº 1125. As empresas integram o Projeto Pólo Regional de Reparação Veicular da Serra Gaúcha, ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
O gestor do Projeto Pólo Regional de Reparação Veicular da Serra Gaúcha, Aldoir de Morais, destaca que o grupo de empresas de Guaporé foi o primeiro atendido pelo projeto a receber capacitação voltada à questão ambiental. "Esse grupo foi pioneiro. Quando iniciou o treinamento, o município ainda não tinha uma estrutura montada para conceder a licença ambiental. Eles se anteciparam e procuraram se adequar às normas estabelecidas, sendo os primeiros empreendimentos do município no setor que receberão a licença", afirma. Segundo o gestor, em cerca de um mês as empresas serão consideradas ecologicamente responsáveis, por destinarem de forma correta resíduos e efluentes provenientes dos processos de reparação automotiva.
A consultora do Sebrae/RS, Cristiane Viel, facilitadora do grupo, destaca que, a partir da obtenção da licença ambiental, as empresas pretendem criar um selo verde. "O objetivo é identificar as empresas que possuem a licença e que estão de acordo com as normas ambientais vigentes. Esse será um diferencial competitivo na captação de novos clientes", observa. Segundo a consultora, o grupo de empresas pretende criar, até o final do ano, uma associação formalmente constituída. Das ações previstas, Cristiane destaca a realização de um treinamento com noções básicas de mecânica direcionada ao público feminino, em dezembro.
Segundo a consultora do Sebrae/RS que ministrou a capacitação junto ao grupo de empresários de Guaporé, Cristiane Boff Maciel, além do treinamento focado na questão ambiental as empresas também receberam consultorias para a implementação dos processos exigidos. "O treinamento foi iniciado em setembro de 2007 e se encerrou em maio deste ano. Vale destacar o empenho do grupo em regularizar a situação na área ambiental, antes de qualquer cobrança por parte dos órgãos competentes", afirma. O mesmo trabalho está sendo realizado junto a 17 empresas integrantes do Pólo de Confecções de Guaporé.
Para o presidente do grupo de empresas de reparação veicular de Guaporé e proprietário da Teknocar Auto Mecânica, Rogério Grando, a obtenção da licença ambiental era um dos objetivos dos empresários. "Sempre houve essa preocupação com o meio ambiente dentro do grupo. Queríamos destinar de forma correta os resíduos, a fim de evitar a poluição ambiental. Com a obtenção da licença, nosso objetivo é conscientizar os demais estabelecimentos do município para que sigam o nosso exemplo", diz.
Integram o Pólo Regional de Reparação Veicular da Serra Gaúcha, 284 micro e pequenas empresas do setor de reparação veicular dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Antônio Prado, Guaporé e Vacaria. O objetivo é promover a melhoria da gestão empresarial e ambiental, visando aumentar o número de clientes da empresas participantes do projeto.
(Agência Sebrae de Notícias, 10/10/2008)