A Unicamp foi a vencedora da "Cátedra FAO" de 2008/2009 na área de Segurança Alimentar e Nutricional. Como resultado terá direito a US$ 40 mil para serem alocados em pesquisa. “A Cátedra FAO funciona de uma maneira um pouco diferente das cátedras tradicionais. Ela se define como um espaço de pesquisa e docência e não como uma cadeira específica na estrutura da universidade”, explica Walter Belik, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que apresentou o projeto vencedor à Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
A partir desta quinta-feira (16/10), os interessados podem submeter projetos à Cátedra. O prazo vai até 5 de novembro. Os contemplados serão conhecidos em 29 de novembro. São cinco auxílios a projetos de iniciação científica e outros três para o pós-graduação, destinados a estudantes que estejam concluindo as suas dissertações e teses e que possam publicar um artigo inédito. [Conheça o regulamento do concurso]
Para vencer a Cátedra, a Unicamp concorreu com diversas universidades latino-americanas no ano passado e recebeu o prêmio “em função da nossa proposta inovadora”, destaca Belik. O apoio rotativo por dois anos que a FAO oferece vem através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci). A proposta encabeçada por Walter Belik se baseou em um projeto para formar novos pesquisadores na área multidisciplinar de Segurança Alimentar e Nutricional na Universidade.
O regulamento para o recebimento de projetos foi montado por uma comissão na Unicamp, composta por cinco docentes de diferentes unidades. A data de lançamento do concurso, 16 de outubro tem um valor simbólico, já que neste dia é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Além disso, trata-se do centenário de Josué de Castro, o intelectual brasileiro que pioneiramente mapeou o drama da fome no Brasil e no mundo.
FEA Comemora
O Dia Mundial de Alimentação tem uma comemoração especial no auditório da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), no dia 16. Trata-se de um evento em homenagem a Josué Castro, com início às 13h30. Organizado pela FEA e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), tem ampla programação até 16h45. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Informações pelo telefone 19- 3521-4022
DIA MUNDIAL DE ALIMENTAÇÃO: CENTENÁRIO DE JOSUÉ DE CASTRO
13h30 – Abertura
Vivaldo Silveira Júnior – diretor-associado da FEA
13h35 – Novas Funções para Antigas Substâncias: Folatos
Helena Teixeira Godoy – FEA
14h05 – Mesa Redonda: “Centenário Josué de Castro”
Moderadora: Miriam Corrêa de Carvalho – Nepa
14h10 – Panorama Atual da Insegurança Alimentar e Fome no Brasil
Ana Maria Segall Corrêa – Faculdade de Ciências Médicas
14h50 – Fome, Sustentabilidade e Valores Humanos
Rachel Negrão Cavalcanti – Instituto de Geociências
15h30 – Apresentação do vídeo: “Josué de Castro Cidadão do Mundo”
16h10 – Comentários e Discussão Coordenada sobre o Vídeo:
Rachel Negrão Cavalcanti
16h30 – Debate
16h45 – Encerramento
Vivaldo Silveira Júnior
16h45 – Café e entrega de certificados.
(Jornal da Unicamp, 15/10/2008)