Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa de Goiás, a deputada Vanuza Valadares (PSC) disse que o Parlamento goiano vem se empenhando na aprovação de políticas públicas eficientes para o controle e tratamento do lixo. “Já promovemos dois seminários para debater a questão dos resíduos sólidos, em parceria com prefeitos e secretários de meio ambiente dos 246 municípios goianos, repassando informações técnicas sobre o correto tratamento do lixo”, lembra.
A deputada está convicta de que o prefeito Iris Rezende (PMDB) vai conseguir vencer o desafio do lixo, em Goiânia. “O Íris tem vontade política para resolver esse problema do lixo com projetos viáveis, como o da reciclagem do entulho, especialmente dos resíduos da construção civil”, salientou. A parlamentar está certa de que a Prefeitura de Goiânia vai resolver a questão do aterro sanitário, que tem capacidade para receber lixo até o mês de maio de 2009.
Vanuza Valadares afirmou que vários projetos parlamentares voltados para a questão do lixo foram aprovados na Comissão de Meio Ambiente. Ela cita a iniciativa do deputado Carlos Silva (PP), que institui a coleta seletiva de lixo pela administração pública estadual, dentro de todos os seus órgãos e entidades. “Inclusive, esse projeto tem parecer favorável do relator, o deputado Padre Ferreira (PSDB)”, frisou, acrescentando que alguns projetos nesse sentido deverão ser aprovados ainda nessa semana, em plenário.
Vanuza Valadares lembrou ainda do projeto de autoria do deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), que pretende identificar municípios ecologicamente corretos no Estado de Goiás, aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A deputada também ressaltou a iniciativa do colega Daniel Goulart (PSDB), que propõe uma política estadual de incentivo ao uso da sacola retornável. A proposta determina que todos os órgãos da administração pública estadual se envolvam na divulgação, através de campanhas informativas, panfletos e outros, dos benefícios ao meio ambiente propiciado pelo uso das sacolas retornáveis.
(AL-GO, 13/10/2008)