O 9º Simpósio Nacional sobre o Cerrado e o 2º Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais será realizado até sexta-feira (17), no ParlaMundi, em Brasília. Cerca de 500 especialistas e pesquisadores vão discutir os desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais.
Segundo o presidente do 9º Simpósio Nacional do Cerrado e 2º Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais, Fábio Soalheiro, o evento tem objetivo de fazer um intercâmbio de conhecimento entre vários profissionais do mundo na área de savanas tropicais, incluindo o cerrado, pantanal, savanas australianas e africanas.
“Trouxemos várias pessoas do mundo para trocar informações. Também incluímos um objetivo educacional, envolvendo estudantes de ensino fundamental em um concurso de desenho, estudantes de ensino médio no concurso de redação e estudantes da pós-graduação em trabalhos concretos. Recebemos mais de 418 trabalhos a serem apresentados durante o evento”.
Para Soalheiro, o desafio do cerrado é muito importante na produção agropecuária no Brasil. “O cerrado também é uma fonte de recursos naturais e de biodiversidade que precisa ser preservado. O principal objetivo e desafio é intensificar o uso da terra, melhorando e usando tecnologia do campo para conseguir produzir alimentos na menor área possível, evitando o desmatamento, a degradação e a biodiversidade do cerrado."
(
Agência Brasil, 14/10/2008)