Pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) realizam, entre novembro e dezembro próximos, a primeira expedição científica nacional ao interior da Antártica. A Expedição, batizada como "Deserto de Cristal", percorrerá mais de 400 quilômetros por uma das regiões mais remotas da Antártica Ocidental.
Lá serão feitas perfurações no gelo para investigar as variações do clima e da química da atmosfera ao longo dos últimos 500 anos.
O grupo, constituído por oito pesquisadores - sete brasileiros e um chileno, coordenados pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) -, fica 40 dias acampado sobre as geleiras enfrentando temperaturas de 35ºC negativos.
A missão monta seu acampamento base a dois mil quilômetros ao sul da estação antártica brasileira Comandante Ferraz, já sobre o espesso manto de gelo que cobre o continente.
A excursão permite ao Brasil pesquisar o interior de um território de 13,6 milhões de quilômetros quadrados e que tem importante papel como controlador do clima do País. Até o momento, a presença nacional na Antártica está restrita à costa do continente.
Esta expedição é parte das ações brasileiras no Ano Polar Internacional (API 2007-2009).
(
Jornal do Brasil Online, 13/10/2008)