Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente deste ano será realizada de 29 de outubro a 1 de novembro, em Bento Gonçalves (RS). O evento reúne empresas e pesquisadores do setor para discutir diversos temas ligados à área de desenvolvimento sustentável.
Em sua terceira edição, o encontro terá:
- prêmio para empresas, organizações não governamentais, estudantes, instituições de ensino, instituições governamentais e grupos afins que tiverem projetos em sustentabilidade e consciência ambiental;
- Rodada de Negócios;
- primeiro Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, com encontros acerca dos temas "Mudanças climáticas", "Resíduos Sólidos vs. Matriz Energética, e "Água: A Última Gota";
- Viva a Natureza, um projeto social de educação ambiental de crianças;
- Jornada Técnica Ambiental.
A premiação tem como objetivo destacar os melhores projetos que buscam a minimização dos impactos ambientais nas categorias:
- Educacional, voltada para as iniciativas de promoção da educação e o aumento do conhecimento na área;
- Tecnologia ambiental, destinada às iniciativas de adoção de técnicas que diminuem impactos ambientais. Como, por exemplo, controle de poluição, redução de consumo de recursos naturais, otimização de processos produtivos, etc.
O júri será composto por mestres e doutores da área ambiental. Já está confirmada a participação de Vânia Elisabete Schneider, doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, com especialização em Gerenciamento de Resíduos Industriais Perigosos pela Carl Duisberg Geselschaft (Alemanha).
Os cinco projetos melhor avaliados em cada categoria serão premiados com a divulgação em painéis durante a Fiema e em mídia nacional. Os ganhadores receberão troféus, em cerimônia durante o evento. O primeiro colocado em cada categoria ganhará, ainda, R$2,5 mil.
A Fiema 2008 espera reunir 15 mil visitantes, além de 250 expositores (100 já confirmados) de 16 estados brasileiros e de 12 países, com um volume de negócios que deve chegar a US$15 milhões. O evento é organizado pela Proamb - Fundação Bentogonçalvense Pró-Ambiente.
(Por Roberta Ávila,
Planeta Sustentável, 13/10/2008)