Os produtores de arroz gaúchos decidiram adiantar o plantio de arroz no estado a fim de evitar o auge do verão, que acarreta mais gasto de água. De acordo com levantamento semanal da Emater, o plantio já alcança 12% da área projetada para esta safra, duas vezes mais avançado do que os cinco últimos anos, que nesta época estaria em 6%. Os técnicos afirmam que o plantio só não está mais adiantado devido aos períodos de frio em algumas regiões.
O arroz também está em vantagem neste momento de crise financeira mundial. É uma das poucas commodities que não teve seu preço atingido e segue valorizado. A saca de arroz de 50 kg está cotada em R$ 34,95. O feijão é outro produto que segue em alta. A saca de 60kg do grão aumentou 2,7%, chegando ao preço de R$ 125,00.
Outras safras de grãos seguem com bom andamento. O plantio de milho no estado já alcança mais da metade da área estimada. O trigo inicia sua fase de colheita, ainda em um ritmo devagar.
Já os produtores de frutas contabilizam as perdas com os temporais no final de Setembro. Em Montenegro, São José do Sul, Maratá, Pareci Novo e Harmonia, as perdas em algumas variedades chegaram a ser totais e ainda terão reflexo na próxima safra. A laranja do Céu teve o maior índice de perda, chegando a 40%.
(Por Raquel Casiraghi, Agência Chasque, 13/08/2008)