A falta de funcionários fez com que o Parque Estadual de Itapuã, na Região Metropolitana, restringisse serviços e horários de visitas.
Dos 109 servidores que atuam na limpeza, manutenção e orientação dos visitantes da área verde, 43 serão dispensados, em função do término do contrato com uma empresa terceirizada, a Terra e Mar. Com isso, o serviço será feito por outras 66 pessoas (entre concursadas e terceirizadas), até que uma licitação escolha a nova empresa.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) informa que o processo licitatório já está em andamento. Enquanto ele tramita, o horário de visitas mudou: passa a ser das 10h às 17h30min.
Foi restringida também a abrangência da visitação. Durante este mês serão suspensas as três trilhas que permitem visitas guiadas aos pontos mais selvagens do parque. Continuam abertas as visitações às praias das Pombas, de Fora e da Pedreira. Não há previsão para retorno à normalidade dos horários e trilhas. O parque está situado no limite dos municípios de Viamão e Porto Alegre.
(Zero Hora, 14/10/2008)