O deputado Adão Villaverde (PT) participará da 13ª edição da Marcha dos Sem, nesta quinta-feira (16/10) em Porto Alegre. A manifestação dos movimentos populares, organizada por entidades de classe e coordenada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem como lema em 2008 a defesa da dignidade humana.
Segundo Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS, a Marcha deste ano tem um caráter reivindicatório, denunciatório e, ao mesmo tempo, propositivo, na medida em que os movimentos sociais, em conjunto com diversos setores da sociedade gaúcha, apresentarão propostas alternativas de desenvolvimento para o Estado.
"Como uma manifestação popular, que propõe a recuperação do papel do Estado como indutor do desenvolvimento econômico em consonância com o desenvolvimento social, a Marcha irá agregar todos os atos realizados no dia 16, marcado como um grande dia de lutas", diz ele.
Durante a manhã, a partir das 9h, será realizado o “Seminário Crise dos Alimentos: Por que? Para quem?”, no salão da Igreja Pompéia, na rua Dr. Barros Cassal, 220. Às 11h30, haverá uma manifestação em frente ao Hospital Conceição, contra a criação de fundações privadas no setor da saúde.
A concentração para a Marcha dos Sem será às 14h, no Parque da Redenção (atrás do Instituto de Educação), com horário de saída da caminhada previsto para às 14h30. No trajeto, será realizada uma parada em frente ao Centro Administrativo do Estado,incorporando os servidores que estarão realizando um ato em defesa do Piso Salarial Nacional para os professores.
Os educadores em conjunto com outros servidores estarão no ato que acontece todo o dia 16 de cada mês, até o final do ano, como definido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A manifestação que acontece na capital gaúcha, incluirá a defesa dos atuais planos de carreira (professores e funcionários de escola), aumento salarial e defesa do IPE Público, entre outros pontos de reivindicação.
Após, as manifestantes seguirão para a frente do Palácio Piratini, no centro da capital, para realizar a ato público de encerramento da 13ª edição da Marcha dos Sem, por volta das 17h.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 13/10/2008)