A subcomissão Mista sobre os Impacto das Barragens e Hidrelétricas realizou sua última reunião nesta segunda-feira (13/10), para definir o relatório final a ser encaminhado até o dia 17, prazo previsto para encerramento dos trabalhos. O coordenador da Subcomissão, deputado Raul Carrion (PCdoB) explica que o grupo surgiu da necessidade de a sociedade gaúcha discutir a construção de hidrelétricas, de mediar a ajuda a encontrar soluções aos conflitos gerados pela construção das mesmas. Os principais pontos discutidos foram a questão das compensações financeiras dos municípios atingidos pela instalação e os impactos socio-ambientais e econômicos.
"Queremos colaborar com os municípios onde estão sendo instaladas barragens e hidrelétricas, olhando a questão social e ambiental, que sempre são deixadas em segundo plano, em detrimento das questões econômicas", resumiu Raul Carrion. "Não podemos desconsiderar o aspecto da geração de energia limpa por parte das hidrelétricas". No Brasil, cerca de 70% da energia utilizada provém de hidrelétricas, lembrou o parlamentar.
Participaram da reunião os prefeitos das cidades de Machadinho e Santo Expedito do Sul, além de representantes de empresas construtoras, entidades civis e ambientalistas. A subcomissão reclamou da ausência de representantes do Ibama. O relatório será enviado ao Ibama, prefeituras e entidades civis que participaram do debate.
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 13/10/2008)