Em seu primeiro ano de funcionamento, os quiosques permanentes instalados pela prefeitura junto à prainha do Gasômetro, na orla do Guaíba, já são um verdadeiro sucesso na opinião de comerciantes e consumidores que utilizam o local como área de lazer.
Segundo o comerciante Osmar dos Santos, do quiosque Alupo, que se instalou no local desde dezembro, valeu o investimento, pois o movimento é sempre de razoável para bom e todas as despesas podem ser pagas restando ainda uma faixa de lucro. "Costumo abrir a partir do meio-dia, devido ao tipo de produtos que ofereço, mas tem gente que abre antes", afirmou Osmar, que trabalha com pipocas e refrigerantes. Para ele, com os quiosques padronizados e identificados, a população dirige-se direto a eles, dispensando os vendedores avulsos que andam pela área.
Projeto em parceria - As tendas foram confeccionadas em alto padrão, com montagem rápida e proteção contra o vento, o que permite que os comerciantes trabalhem o ano todo e durante todos os dias da semana. Para o freqüentador da orla do Guaíba, professor Ernani Silveira, o interessante é que eles sempre estão bem limpos e são oferecidas várias opções de produtos. "Olha, eu venho aqui às vezes ver o pôr do sol, fico sentado aqui no corredor porque eles também disponibilizam algumas cadeiras para os fregueses. Então é uma tranqüilidade". O professor também faz questão de frisar que os preços são muito bons.
Entre os 19 quiosques instalados na região, são comercializados os mais diversos gêneros alimentícios, refrigerantes e sucos; também existem alguns especializados em água de coco e caldo de cana. O projeto foi viabilizado através de uma parceria do executivo municipal com a empresa Gatorade, Associação dos Ambulantes da Usina do Gasômetro e Movimento Viva Gasômetro. Para Jaqueline Sanchotene, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, trata-se de um projeto vencedor para o trabalho que o movimento vem desenvolvendo naquele local, que ainda envolve as áreas da cultura, limpeza e segurança.
(Prefeitura de Porto Alegre, 13/10/2008)