A preservação dos recursos hídricos é um dos temas mais abordados no curso de Formação de Agentes Ambientais, disponibilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que pretende formar uma turma de multiplicadores que irão promover a perfeita harmonia entre a comunidade que vive próximo ao arroio Barnabé e o meio ambiente. Para entender o ciclo do uso e tratamento de água na cidade, os alunos visitaram as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) da Corsan, na sexta-feira (10).
"Precisamos chamar a atenção dos agentes para o uso consciente de nossos recursos hídricos. Assim, todos poderão repassar à comunidade a importância de racionalizar o consumo de água de sua família", pontua Calebe Guimarães, secretário municipal de Captação de Recursos.
A educadora responsável pela turma de agentes ambientais, Márcia Cabral, ressalta a importância deste tipo de atividade para que os alunos entendam todo o processo de utilização da água. "Muitas pessoas chamam o Barnabé de valão devido ao lixo acumulado em seu curso. A proposta do PAC é a limpeza total do arroio e sua conservação. Os jovens agentes que estamos formando, acompanhando todo o processo de tratamento da água, terão mais argumentos para convencer a comunidade da importância do cuidado que temos que ter com nossos rios e arroios", destaca Márcia.
Água e esgoto
A primeira visita da tarde ocorreu na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan. No local, o técnico em tratamento de água Paulo Sérgio Vieira explicou aos alunos as etapas de limpeza da água até que esteja pronta para o consumo. Ele mostrou, ainda, os riscos que o consumo de água não-potável pode trazer à saúde.
Ao término da explanação, a turma se dirigiu à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Parque dos Anjos. Todos acompanharam com atenção o processo de descontaminação da água a partir de procedimentos naturais, sem o uso de produtos químicos. O técnico em tratamento de água e esgoto Álvaro Rosa diz que este tipo de visita é importante para conscientizar os jovens quanto à destinação correta do esgoto de sua casa.
Impressões
Tiago Andrade, 14 anos, estuda na 7ª série da E.M.E.F. Vila Neópolis e conta que gostou das visitas. "Agora, pretendo ensinar outras pessoas que desperdiçam água a ter mais cuidado", diz.
Demonstrando o mesmo sentimento, a aluna da 5ª série da E.M.E.F. Erico Verissimo, Stefani Lacerda, 14, fala que muitas pessoas não se importam com o assunto. "Quero chamar a atenção destas pessoas para o bem de toda a comunidade".
Camila Souza, 15, é estudante da 5ª série da E.M.E.F. Paulo Freire e lembra um ponto importante na conservação dos cursos d'água. "As pessoas têm que parar de jogar lixo nas ruas, que acabam indo para dentro dos rios", ressalta ela.
Visitas
A turma de Formação de Agentes Ambientais já visitou outros locais da cidade, possibilitando o contato com diversas realidades. Os alunos conheceram a região da nascente do arroio Barnabé, o Aterro Sanitário Santa Tecla e seus galpões de reciclagem, além de realizar uma caminhada pela própria comunidade, visando a maior identificação com a região.
(Prefeitura de Gravataí, 13/10/2008)