A Galp Energia e a Petrobras assinaram um Acordo de Investimentos para a produção de biocombustíveis, durante o 13º Meeting Internacional, um encontro de empresários brasileiros que está a decorrer em Lisboa. O acordo, que dá início ao desenvolvimento do Projecto Belém, resulta de um memorando de entendimento assinado em 18 de Maio de 2007 entre as duas empresas, aquando da visita a Portugal do presidente brasileiro Lula da Silva.
O Projecto Belém prevê a produção de 600 mil toneladas por ano de óleo vegetal no Brasil, destinado à produção de 500 mil toneladas por ano de biodiesel de segunda geração (Biodiesel 2G).
Metade deste volume será produzida em Portugal e a restante metade em local a definir, com o objectivo de comercialização na Europa, com prioridade para o mercado ibérico.
O Acordo de Investimentos hoje assinado estabelece as normas de relacionamento entre as duas empresas, para o desenvolvimento do projecto. Caso se confirme a viabilidade do projecto, será constituída uma sociedade com capital dividido em partes iguais entre a Galp Energia e a Petrobras.
(Lusa, Ecosfera, 10/10/2008)