O 9º Simpósio Nacional sobre o Cerrado e o 2º Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais deverão reunir até sexta-feira (17), mais de 500 inscritos, entre pesquisadores, professores e estudantes no ParlaMundi, em Brasília. Os participantes irão debater o tema Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais.
Os ganhadores dos concursos de redação e desenho serão premiados na solenidade de abertura hoje, às 19h30. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o estudante Igor Isídio Gomes da Silva, de 16 anos, do Executivo Colégio e Curso, de Guarabira, na Paraíba, vencedor do concurso de redação para alunos do ensino médio, e o estudante Vinícius Lima, 13 anos, da Escola Fundamental Pipiripau II, de Planaltina, no Distrito Federal, vencedor do concurso de desenho destinado ao ensino fundamental, irão receber um computador com configuração avançada e impressora.
De acordo com a Embrapa, a primeira noite dos simpósios também será de homenagem aos pesquisadores Djalma Martinhão Gomes de Sousa e Semiramis Pedrosa de Almeida. Martinhão é um dos pioneiros na pesquisa de solos do cerrado. Semiramis desenvolveu diversos projetos voltados para a conservação e aproveitamento de espécies nativas do cerrado.
O bioma cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira depois da Amazônia e a savana tropical mais rica do mundo em biodiversidade. Sobre esse bioma, foram selecionados 418 trabalhos para apresentação no evento. Segundo a Embrapa, as pesquisas envolvendo o desenvolvimento do agronegócio no cerrado e os usos dos recursos naturais são consideradas pelos organizadores do evento “essenciais e de grande importância para subsidiar o equilíbrio entre sociedade, desenvolvimento do agronegócio na região por meio de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal”.
De acordo com a Embrapa, nos últimos anos, o crescimento da produção agropecuária no cerrado proporcionou incrementos significativos da porcentagem do agronegócio brasileiro no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2006, a região do cerrado contribuiu com 33% do PIB do agronegócio, empregando aproximadamente 40% da população economicamente ativa.
O evento será estruturado em quatro conferências, 12 painéis e um workshop, que encerra a programação na sexta-feira. Cada conferência terá duração de 60 minutos e mais 30 minutos para debate. Os simpósios reúnem palestrantes da África do Sul, Austrália, Venezuela, Estados Unidos, Escócia, além de diversos pesquisadores brasileiros.
(
Agência Brasil, 13/10/2008)