Ivo Benitez participou da entrega de certificados aos alunos do programa
Ao participar da solenidade de formatura de 84 trabalhadores qualificados pelo Acreditar, programa de capacitação da Odebrecht para as obras da hidrelétrica de Santo Antônio, o Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Benitez, ressaltou o papel preventivo do Ministério Público de Rondônia no processo de licenciamento da usina e o pedido de aproveitamento de mão-de-obra local no empreendimento.
Ivo Benitez lembrou que o Ministério Público tomou a iniciativa de procurar conhecer as empresas interessadas em vir para Rondônia e destacou a complementação dos estudos de impacto ambiental e o pedido da Instituição para que neles se reforçassem as análises sociais, visto que conhecer as dificuldades da população seriam de grande importância para o equilíbrio social durante e especialmente após a construção das hidrelétricas.
Nestes estudos, pontuou Benitez, a preocupação do MP era de que o enfoque não se resumisse à questão ecológica, mas fosse ampliada às outras áreas de interesse da comunidade, com especial atenção ao ser humano. “Conversamos com as empresas para que elas firmassem o compromisso de dar empregos mais qualificados aos trabalhadores locais os quais, ao final da obra, teriam assim melhores perspectiva de continuarem no mercado de trabalho", disse.
O Subprocurador justificou a atuação do MP, abordando o cenário de criminalidade de Porto Velho, responsável por gerar uma grande demanda de trabalho para a Instituição. Para ele, a oferta de emprego originada pelas obras terá um reflexo positivo na sociedade porto-velhense, sob o ponto de vista da economia e, portanto, da segurança.
O programa Acreditar, executado pela Odebrecht em parceira com os governos do Estado, Município e Faculdade Uniron, já formou 2.700 trabalhadores desde março deste ano. A previsão é de que 11 mil pessoas sejam capacitadas pelos cursos. Nesta quinta-feira (9), os 84 alunos do programa receberam o certificado por terem concluído o módulo de encarregado. A solenidade contou com a presença dos diretores da empresa, José Bonifácio Júnior e Mário Lúcio Pinheiro, além do gerente administrativo- financeiro, Antônio Cardilli.
(Por Juliane Bandeira,
Ascom MP-RO, 10/10/2008)