Os residentes da Gold Coast terão que se adaptar às novas restrições ao uso de água após a principal represa da cidade atingir hoje 95% de sua capacidade. As restrições estavam temporariamente suspensas desde fevereiro deste ano, quando fortes chuvas chegaram a transbordar a represa de Hinze.
De acordo com a comissão de água do estado de Queensland, os moradores estarão limitados ao uso de 170 litros por dia apartir de 27 de outubro. Sob os limites novos, os residentes poderão lavar veículos, superfícies externas das casas, materiais de construção e equipamentos, assim como regar jardins usando uma mangueira de mão por apenas 30 minutos, uma vez por semana, entre 16 e 16:30.
A comissão reverá as limitações uma vez que a represa exceder 100% de sua capacidade.
Atualmente, o consumo na cidade tem beirado os 198 litros por pessoa diariamente. De acordo com o diretor geral da comissão, John Bradley, "as limitações são uma exigência legal feita pela comissão. Nós esperamos e confiamos sempre na cooperação dos moradores", ressalta.
Os chuveiros populares de beira de praia não serão afetados pelas mudanças.
Gold Coast
A cidade está localizada na costa leste da Austrália no Estado de Queensland, distando 100 Km Sul da cidade de Brisbane, e 850 Km Norte de Sydney. A população atual supera os 480 mil habitantes, e a cidade vem apresentado ultimamente o maior índice de crescimento na Austrália. É a segunda cidade mais populosa do estado, atrás somente de Brisbane - a capital - e a sétima mais populosa do país.
(Por Tatiana Feldens, AmbienteJá, 13/10/2008)