Dentro das atividades do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa gaúcha (AL-RS), o Grupo de Acompanhamento dos Debates sobre Saneamento realizou reunião na manhã de sexta-feira (10/10). O grupo trabalha na coleta de dados para a confecção do relatório final que será apresentado e debatido na assembléia estadual a ser realizada em Porto Alegre.
O diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, João Gilberto Lucas Coelho, disse que os trabalhos se encaminham para a conclusão. Estes trabalhos foram iniciados em maio e prosseguiram com a composição dos grupos de trabalho e estudos para a definição dos temas-eixo, que ao longo deste segundo semestre estão sendo submetidos a debates nas nove regiões funcionais do Estado. Três debates (Assembléias de Convergência) serão realizadas ainda este mês nas cidades de Santa Maria, Osório e Santa Cruz do Sul.
Lucas Coelho adiantou que as assembléias estaduais serão realizadas nos meses de novembro e dezembro em Porto Alegre e debaterão as contribuições e subsídios dos Grupos de Trabalho e das Assembléias de Convergência realizadas em todo o Estado. Ao final, a Assembléia Legislativa poderá encaminhar projetos com vistas à implementação de políticas de médio e longo prazos para o Rio Grande do Sul.
Para o coordenador do Grupo de Trabalho que trata da questão do Saneamento, Celmar Correa de Oliveira, estão sendo feitos os ajustes finais para a apresentação do relatório. "Entendemos que as contribuições têm sido bastante ricas. Já possuímos alguns dados provenientes deste processo de interiorização, mas continuamos desenvolvendo reuniões para ouvir pessoas que podem esclarecer questões relacionadas ao setor de saneamento", relatou Celmar.
Celmar disse que existe a expectativa de que nas próximas semanas o grupo possua todos os elementos para finalizar o relatório. O coordenador salientou que o documento não deverá apresentar apenas aspectos teóricos sobre o saneamento e sua situação no Rio Grande do Sul, mas também medidas concretas para que nos próximos anos os índices melhorem consideravelmente.
Participaram da reunião representantes do Ministério Público, Central Única dos Trabalhadores(CUT) , Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Senge-RS), Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (SAMAE) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 10/10/2008)