Os debates, conclusões e alternativas de solução para os principais problemas da cidade, debatidos durante o Fórum "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro", serão compilados em livro a ser lançado até o final do ano. O evento, realizado de maio a julho deste ano, tratou sobre mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, urbanismo sustentável, dinâmica e estética de bairros e insegurança. O anúncio do lançamento do livro foi feito na manhã de sexta-feira (10/10), na Presidência da Câmara Municipal.
Para o professor João Carlos Brum Torres, coordenador do Fórum e que esteve reunido nesta manhã com o vereador Sebastião Melo (PMDB), presidente do Legislativo municipal, a publicação é a perenização das propostas debatidas e das sugestões formuladas ao final dos debates. “Durante as palestras e oficinas foram tratados assuntos de alta relevância para Porto Alegre que configuram alternativas importantes para soluções das questões urbanas mais graves”, afirmou.
Melo acredita que as conclusões do evento compõem uma herança do Legislativo para o futuro da Capital. “Como outras grandes cidades, Porto Alegre sofre com a explosão demográfica. Por isso, a reforma mais urgente, hoje, é a reforma urbana”, acrescenta. O vereador lembra que o livro servirá para balizar um planejamento em nível metropolitano. “A solução dos problemas da Capital passa pelas cidades vizinhas. Isoladamente não há possibilidade de êxito”, adverte.
O "Porto Alegre, uma Visão de Futuro", realizado no Prédio 40 da PUC, foi promovido pela Câmara Municipal da Capital em parceria com a Sociedade de Engenharia do RS, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Associação dos Escritórios de Arquitetura do Brasil (Asbea) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 10/10/2008)