Apenas 62 quilos de lixo. Esse foi o resultado da 1ª Ecocanoagem, realizada sábado, dia 4 de outubro, em comemoração ao Dia Interamericano da Água. No evento, aberto à comunidade, 15 pessoas percorreram um trajeto do Rio Pardinho, entre a ponte da RSC–287 e a Praia dos Folgados, em Santa Cruz do Sul. O grupo avaliou as condições de preservação da vegetação ciliar, recolheu lixo das margens e plantou árvores.
De acordo com o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e coordenador da rede, Jair Putzke, que orientou as ações, o trabalho permitiu comparar os resultados atuais com os já obtidos anteriormente. Em ação similar realizada há três meses, foram recolhidos 186 quilos de lixo.
Ainda conforme Putzke, a recomposição da vegetação ciliar é urgente, pois 60% da área no lado de Vera Cruz e 40% no lado de Santa Cruz do Sul encontram-se em estado precário. O trabalho de reflorestamento deve ser priorizado pelos proprietários, sob pena de perderem grandes áreas de terra para o rio, o que foi observado ao longo do trecho estudado.
A segunda Ecocanoagem está prevista para o mês de novembro. Os interessados podem fazer as inscrições na Rede de Educação Ambiental (Redenção), na sala 1.312 da Unisc, ou pelo telefone (51) 3717 7460 .
(Gazeta do Sul, 12/10/2008)