A Escola Municipal Casimiro de Abreu, de Albardão, no interior de Rio Pardo, obteve o primeiro lugar na campanha Floresta é Vida, coordenado por uma equipe ambiental da empresa Aracruz Celulose, e ganhará como prêmio melhorias na infra-estrutura para a instituição de ensino. O estabelecimento recebeu em abril o convite para elaborar um projeto de reflorestamento na comunidade. A diretora Cláudia Guilhermano fez a proposta em parceria com os alunos das duas turmas de sextas séries. Após a aprovação, a escola passou a dedicar seus esforços para vencer esta batalha que envolveu várias etapas.
Os professores Roselita Machado Paz e Márcio Beyer da Silva coordenaram as atividades, que no início de setembro foram avaliadas pelos dirigentes da Aracruz. As diversas etapas do trabalho envolveram palestras educativas, atividades junto à comunidade e até mesmo uma visita à unidade da Aracruz Celulose, em Guaíba, no final do mês de junho. Todas estas fases passaram por avaliação e ganharam pontuação.
Dentro do cronograma de atividades do Floresta é Vida, a Casimiro realizou trabalhos escolares sobre Conservação dos recursos hídricos, com palestra de representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a escola recebeu da Aracruz cerca de 180 mudas de pitangueira e araçá amarelo para efetivar o trabalho de plantio e reflorestamento na comunidade do Albardão.
As atividades realizadas desde abril culminaram com a gincana Floresta é Vida, realizada dia 25 de setembro, em Guaíba. A escola foi representada pelas professoras Roselita Machado Paz e Lúcia Silveira Petry, juntamente com uma equipe de oito alunos da 6ª série. No final da tarde, depois de muitas tarefas cumpridas veio o resultado. O anúncio do primeiro lugar foi dado à Escola Casimiro de Abreu, de Rio Pardo. “Ser a campeã no meio de tantas outras grandes escolas foi um momento inesquecível e único, foi a constatação de que colhemos sempre o que plantamos, pois batalhamos muito por isso. Agora estamos na expectativa do prêmio, que será o investimento em melhorias no pátio escolar, coordenado por uma equipe multidisciplinar da Aracruz”, disse a diretora Cláudia Guilhermano.
Além de melhorias no pátio, a Aracruz presenteará a escola com lixeiras seletoras para incentivar a reciclagem. Ainda este mês os dirigentes da empresa farão a doação oficial do prêmio, com a presença das instituições apoiadoras do projeto.
(Gazeta do Sul, 12/10/2008)