O presidente da Suzano Papel e Celulose, Antonio Maciel, disse que a companhia também analisa a possibilidade de reduzir sua oferta de celulose. Mais cedo, o presidente da Votorantim Celulose e Papel (VCP), José Luciano Penido, havia afirmado que as empresas do setor deveriam diminuir suas ofertas, de modo a limitar os estoques da cadeia e evitar uma queda brusca nos preços do insumo, utilizado na fabricação de papel. Maciel esteve hoje em congresso organizado pela consultoria Risi, em São Paulo, e destacou que a decisão sobre um possível corte na produção ainda está em análise.
Com relação aos projetos da empresa, o executivo disse que os cronogramas estão mantidos, uma vez que a decisão sobre grande parte dos investimentos não precisa ser feita no momento.
"Em relação ao projeto do Piauí, só precisamos tomar a decisão sobre a compra dos equipamentos em 2012", explicou. No caso do projeto da companhia para o Maranhão, essa decisão só precisa ser tomada em 2011. A situação menos confortável é em relação à expansão de capacidade prevista para Mucuri (BA), cuja definição deve ser tomada em 2009. "Se tomarmos a decisão de fazer Mucuri, a unidade entrará em operação apenas em 2012", disse o executivo, destacando que a atual crise econômica não deve balizar o investimento de longo prazo.
(Agência Estado. Adaptado por
Celulose Online, 10/10/2008)