O presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), defendeu a criação de uma nova empresa estatal para gerir a exploração do petróleo descoberto na camada pré-sal. Para ele, a nova empresa é necessária porque a Petrobras "foi desnacionalizada", e os recursos da exploração das novas reservas deve ser gerido integralmente por companhias nacionais. "Tenho certeza de que, em 25 anos, o Brasil vai ser o primeiro na lista dos Brics", disse. O deputado se referiu ao grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China.
A declaração foi feita depois de o Conselho ter analisado estudo sobre mudanças na legislação para pesquisa e exploração de petróleo e gás natural elaborado pelo consultor legislativo da Câmara Paulo César Ribeiro Lima. Além dos aspectos legais, o estudo também aborda os desafios tecnológicos, os riscos comerciais e os impactos socioeconômicos para a indústria brasileira com a exploração das novas reservas.
Próxima reunião
O conselho vai realizar nova reunião na primeira semana depois do segundo turno das eleições para prefeito (marcado para 26 de outubro). Será discutida a ampliação do estudo para outros recursos minerais.
(Agência Câmara, 09/10/2008)