Atividade é desenvolvida por universitários junto aos moradores do bairro Canudos.
Um novo rumo para a comunidade é a forma com que os moradores do Loteamento Eucaliptos vêem o projeto da Feevale, "Reciclando e Gerando Renda no Loteamento Eucaliptos". O projeto, desenvolvido na Escola Municipal Francisco Xavier Kunst, no Bairro de Canudos, em Novo Hamburgo, vem mobilizando a comunidade para a criação das sacolas ecológicas.
O projeto tem como objetivo incrementar ações sociais na vila, proporcionando a capacitação dos moradores, em busca do desenvolvimento auto-sustentável. Além disso, ele busca transformar as condições de vida da população local, considerando as dificuldades diagnosticadas, proporcionando o resgate da auto-estima e, acima de tudo, a cidadania, bem como a importância ecológica do projeto.
A líder do projeto, professora Magda Parker, afirma que a iniciativa é de grande importância para a comunidade do Loteamento dos Eucaliptos. "Esse projeto está sendo fundamental, pois, além de aumentar a auto-estima dos moradores e agregar a eles uma renda extra, ele possui um caráter ambiental muito importante, visto que utilizamos banners que já não podem mais ser utilizados para outros fins", destaca.
Participam dessa iniciativa acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Design, Design de Moda e Tecnologia, Artes Plásticas e Administração, com o objetivo aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em aula e aplicá-los na prática, além de desenvolverem um projeto de responsabilidade social. O projeto conta também com o a parceria da Escola Municipal Francisco Xavier Kunst, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Deseign da Feevale, CPP, Tintas Killing e Artecola.
Sacolas recicláveis para a FICSE
A Feevale encomendou mil sacolas recicláveis produzidas no projeto para dar de brinde na Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão – FICSE 2008. Os eventos, que integram a programação do "Mês da Inovação Feevale", acontecem de 9 e 11 de outubro, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de mostrar para a comunidade acadêmica os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito da extensão e da pesquisa.
(Jornal NH, 10/10/2008)